A importência do Marketing para escritórios de contabilidade
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A Importância do Marketing para os escritórios de Contabilidade

Marketing para escritórios de contabilidade

A Importância do Marketing para os escritórios de Contabilidade

Antes de mais nada, devemos questionar se marketing para contabilidade é permitido. A resposta é SIM, de acordo com o Artigo 3º inciso I, é vedado ao contabilista:

“I – anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes”;

Isso vale também, vindo da organização Contábil ou da classe em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações e serviços oferecidos.
Sem esquecer dos trabalhos realizados e relação de clientes; ( Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.307/10, de 09/12/2010 ).
Assim sendo, não existe restrição quando aplicadas as estratégias de marketing e publicidade. A grande questão é em relação ao conteúdo e pautas chamativas.
Essas, por sua vez em detrimento aos colegas da área, promoções, chamadas, com valores explícitos, descontos e afins.

O Mercado e suas Práticas

Vamos diretamente as boas práticas. Você provavelmente já deve estar acompanhando o mercado, por isso sabe que esta é uma área super concorrida.
Entretanto, em algumas regiões, infelizmente o mercado está um tanto quanto saturado.
Assim sendo, existem diversas práticas conhecidas, para que possamos nos diferenciar da concorrência, portanto vamos abordar algumas.
O que é preciso fazer:
Baseando-se no ICP (Perfil do Cliente Ideal), defina ações específicas que englobem o site institucional do escritório, bem como as principais redes sociais e também um blog.
• Estabeleça os objetivos do escritório;
• Defina um orçamento;
• Elabore um bom plano de marketing;
• Identifique o seu público-alvo ou persona.

Além desses, existem outros motivos específicos para investir em marketing:
Fortalece a presença da sua empresa de contabilidade no meio digital e atribui autoridade ao negócio.
Além de segmentar o público-alvo interessado nos serviços do escritório de forma que estratégias específicas possam ser criadas para alcançá-lo.
Também Possibilita a personalização de conteúdos e sua distribuição em diferentes mídias sociais, estimulando o engajamento e fazendo com que o público-alvo se aproxime do escritório.
O investimento em marketing, soluciona as principais dificuldades, por exemplo as dúvidas dos clientes em potencial.

Oferece assim, uma relação custo-benefício vantajosa e Permite mensurar resultados a fim de verificar se a estratégia está dando certo ou se precisa de modificações.

Mas Por Onde Devo Começar

Comece pelo básico, como um site por exemplo pois Já se foi a época em que ter um site era algo opcional, hoje estamos em plena era digital.
Mas não basta apenas ter um site, ele precisa ser funcional e responsivo, contar com boas informações, ter um rápido carregamento das páginas e principalmente, um bom trabalho de SEO, ( saiba mais ).
É importante também se atentar para os cuidados com o design e a arquitetura da informação, para tornar mais fácil e possível, a experiência dos visitantes em seu site.
Neste caso, escolha uma plataforma responsiva e que permita customizações, para que seu site tenha a cara do seu escritório de contabilidade.
Caso deseje aumentar posição do seu site, opte por um blog pois as organizações que possuem um blog, geralmente saem na frente da concorrência.
Elas também conseguem estreitar sua relação com os clientes, através das informações oferecidas e ainda conhecer melhor seu público por meio dos comentários e opiniões que eles relatam.
Além disso, o blog proporciona mais visibilidade para a empresa, aumentando a popularidade do site, ou seja, é também uma forma rápida e prática de divulgação.

Presença nas Redes Sociais

As redes sociais facilitam os relacionamento entre pessoas e empresas no meio online para que possam ter em comum, o compartilhamento de interesses.
Ter presença nas redes sociais significa estar onde o seu público-alvo está, além disso quanto mais visto pelas pessoas interessadas pelo que você oferece, mais rápido o seu negócio cresce.
O brasil é o país em que as pessoas ficam mais tempo durante o dia, nas redes sociais, sem contar no período da noite e madrugada.
Assim que as pessoas percebem que podem criar um relacionamento com as empresas, elas começam a interagir mais facilmente por meio das opiniões ,reações, elogios ou críticas.
Portanto, interagir nas redes sociais, faz com que você consiga entender o comportamento dos seus consumidores por meio dos comentários á respeito de sua empresa.
A partir daí, é possível estruturar ações certeiras que oferecerão soluções melhores, que fortalecerão o seu negócio.

A Importância do E-mail Marketing

O e-mail marketing é importante principalmente para a distribuição de conteúdo relevante para o seu usuário, que ocorrem através de um adequado fluxo de nutrição.
O objetivo deste fluxo é levar o usuário de um estágio de descoberta do seu produto ou serviço até a decisão de compra.

O SEO local:

Esta forma de fazer SEO é de extrema importância para os escritórios de contabilidade e também de contadores.
São exatamente esses que possuem esta necessidade e que melhor podem servir os consumidores que se encontram em sua localidade.
Principalmente com relação ao aumento dos dispositivos móveis pois com eles, comandam a ação de pesquisar neste tipo de dispositivos.
Assim sendo, os negócios locais devem aproveitar esta tendência e ambicionar estar no topo destas pesquisas.

Conclusão

Muitas pessoas, no meio empresarial, acham que para conseguir destaque para seus escritórios de contabilidade, em meio a concorrência basta apenas se atentar para as novas demandas da legislação e ficar investindo em novas tecnologias.
Entretanto, sabemos que apenas isso não será o suficiente para ter resultados significativos e conseguir se destacar, é preciso saber fazer a divulgação dos seus diferencias para os clientes.
Neste ponto, entram as dicas citadas neste artigo, principalmente as redes sociais e a de e-mail marketing.
Essas estratégias e dicas, têm o pode de apresentar para os seus clientes o verdadeiro potencial e valor que sua empresa pode oferecer, pense nisso.



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