Persona de marketing: o que é e como traçar um perfil matador.
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Persona de marketing: o que é e como traçar um perfil matador.

Persona de marketing: o que são e como traçar um perfil matador.

Persona de marketing: o que é e como traçar um perfil matador.

Construir persona de marketing para a identificar a sua real audiência reflete como uma melhoria na solução de problemas de desafios de marketing, sejam voltados para redes sociais ou blogs. Esse processo é, com certeza, uma excelente forma de se investir tempo.

Mas afinal, o que é persona de marketing?

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Ao criar um planejamento de marketing digital, o mais importante a se fazer para ter como ponto de partida, é deixar muito bem definido as suas personas, isto é a personificação do seu público alvo.

  • Qual o nome da persona?
  • Qual cargo ocupa?
  • Qual o seu maior sonho?
  • Qual a visão que a persona tem de si mesma no futuro?
  • Qual a pior experiência vivida por ela?
  • Qual a melhor experiência que ela já teve?
  • Por que a persona não quer comprar da sua empresa?
  • Qual frase a define?

Dados demográficos da persona de marketing

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  • Idade
  • Sexo
  • Salário
  • Formação
  • Família

Objetivos e desafios na criação da persona de marketing

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  • Primeiro objetivo;
  • Segundo objetivo;
  • Como ajudamos a alcançar os objetivos;
  • Primeiro desafio;
  • Segundo desafio;
  • Como ajudamos a resolver os desafios;

Valores e medos de uma persona de marketing

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  • Valores primários.
  • Objeções ao longo da jornada de compra.

Além do básico, você poderá se deparar com a necessidade de obter informações ainda mais específicas, de acordo com o segmento do seu negócio.
Personas variam de negócios para negócios. Com isso em mente, veja abaixo mais alguns exemplos de informações adicionais que você pode considerar adicionar à montagem de sua persona:

  • Hobbies;
  • Dados reais obtidos de entrevistas com clientes;
  • Nível de alfabetização digital;
  • Onde acompanham as notícias;
  • Blogs que eles leem.

Mas onde conseguir toda essa informação?

Existem algumas fontes de informações sobre a sua audiência, desde de pequenos detalhes como a forma de acesso ao seu site, até reais conversões da vida real. Confira algumas dessas fontes:

Google Analytics:

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Dentro do seu Google Analytics, você pode ver qual a proveniência dos seus visitantes, quais tipos de palavras-chave utilizaram para te encontrar e quanto tempo eles permaneceram em seu site. Esses dados são informações importantíssimas já que revelam o desejo que os levou ao seu site e também as ferramentas que eles utilizaram para chegar até ali.

 

Envolva o seu time na criação da persona de marketing.

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Coloque seu time para trabalhar em conjunto – em todas as áreas. Qualquer pessoa que possua interação com clientes ou dados sobre eles deve participar de reuniões periódicas. Isso melhorará não só a sua área de marketing, mas o atendimento ao cliente, o planejamento de crescimento da empresa, desenvolvimento e muito mais.

Faça perguntas para a sua audiência.

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Quem conhece os seus clientes melhor do que eles mesmos?
Pesquisas de satisfação e entrevistas são frequentemente fontes extremamente importantes na hora de construir uma persona. Entrevistas, de uma forma especial, podem te fornecer informações profundas, proporcionando grandes insights.
A construção de personas irá te ajudar a entender melhor a sua audiência e sua necessidade.
Uma vez que você entenda as necessidades estará apto para solucionar mais rapidamente os problemas – todo mundo ganha.
Uma vez que você tenha as personas montadas, faça um trabalho de enviar mensagens específicas com conteúdos enfáticos sobre suas dores e necessidades através do funil de vendas.
O resultado será uma melhor experiência para o cliente e mais engajamento no seu negócio.

 



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